Quem foi Kardec?

Allan Kardec Nasceu em 3 de outubro de 1804 em Lion, com o nome de Denizard
Hippolyte-Léon Rivail.

O futuro fundador do Espiritismo recebeu desde o berço um nome querido e respeitado e todo um passado de virtudes, de honra, de probidade; grande número dos seus antepassados se tinham distinguido na advocacia e na magistratura, por seu talento, saber e escrupulosa probidade. Parecia que o jovem Rivail devia sonhar, também ele, com os louros e as glórias da sua família. Assim, porém, não foi, porque, desde o começo da sua juventude, ele se sentiu atraído para as ciências e para a filosofia.

No mundo das letras e do ensino, que freqüentava em Paris, Denizard Rivail encontrou a senhorita Amélia Boudet, professora com diploma de 1ª classe.
Pequena, mas bem proporcionada, gentil e graciosa, rica por seus pais e filha única, inteligente e viva, ela soube por seu sorriso e predicados fazer-se notar pelo Sr. Rivail. Casaram-se em 1832.

Membro de várias sociedades sábias, escreveu numerosas obras sobre fisiologia, astronomia, química e física adotadas pela Universidade de França.

De 1854 a 1856, um novo horizonte se rasga para esse pensador profundo, para esse sagaz observador. Então o nome de Rivail se obumbra, para ceder o lugar ao de Allan Kardec, que a fama levará a todos os cantos do globo, que todos os ecos repetirão e que todos os nossos corações idolatram.

“Eu me encontrava, pois, no ciclo de um fato inexplicado, contrário, na aparência, às leis da Natureza e que minha razão repelia. Nada tinha ainda visto nem observado; as experiências feitas em presença de pessoas honradas e dignas de fé me firmavam na possibilidade do efeito puramente material; mas a idéia, de uma mesa falante, não me entrava ainda no cérebro.”

De suas pesquisas nas mesas falantes surgiu suas obras que são a base da filosofia espírita que foram escritas entre 1857 e 1868.

Desencarnou em 1869 aos 65 anos de aneurisma.

ESPIRITISMO

O que é?

Doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.

O Kadercismo ou Espiritismo surgiu na França, em meados do século XIX, a partir dos estudos e observações feitas por Allan Kardec (1804 – 1869).

O estudo científico do magnetismo e das chamadas “mesas girantes”, que consistiam em eventos onde acontecia o movimento anormal de objetos sobre as mesas sem qualquer tipo de interferência humana, Kardec começa a se interessar por assuntos relacionados a desmaterialização dos corpos e ao percurso do espírito humano.

Então, Allan Kardec publicou as principais obras que serviriam como guia para toda a doutrina espírita.O conjunto de todas essas obras é conhecido como a “Codificação Espírita”.

Os conteúdos das obras de Kardec seriam frutos de seus diálogos com entidades espirituais considerados “espíritos perfeitos”, pois já ultrapassaram todas as provações impostas ao longo de suas vidas passadas e não necessitam mais encarnar.

O espiritismo é aberto aos preceitos de diferentes religiões, como a cristã e a umbanda, por exemplo, sendo que existem particularidades específicas em comparação a cada uma delas.

Baixe os Livros da Codificação Espírita

Biblioteca Básica

Filmografia Básica