Associação Espírita JACOB

Zuavo Jacob

Jacob

• Nascido 06 março de 1828.
  • Saint-Martin-des-Champs – Saône-et-Loire.

Missão

• Que uma fé viva esteja sempre em nós, pela prática das máximas espíritas, que são:
  • o amor a Deus,
  • a fraternidade
  • e a caridade.

• Sejamos, pois, sempre caridosos e generosos e seremos sempre assistidos pelos bons Espíritos

O Nome

A Associação Espírita Jacob recebeu esse nome como homenagem ao Zuavo Jacob, conhecido por realizar milagres. Numerosos grupos de enfermos se dirigiam a Châlons e, incrivelmente, muitos deles retornavam curados.

O Zuavo magnetizador, um simples músico, tornou-se, em meses, o herói da região e das redondezas. Ele é um homem pequeno, magro e moreno, com olhos profundos, exibindo uma verdadeira fisionomia de religioso muçulmano.

Pessoas vinham de dez léguas ao redor para vê-lo; ele recebia de vinte e cinco a trinta enfermos ao mesmo tempo. Dizem que, à sua voz, à sua presença e ao seu toque, os surdos começavam a ouvir, os mudos a falar, e os coxos saíam com as muletas sob o braço.

Jacob inicialmente praticou suas curas nos arredores de Paris, no Campo de Châlons (Rev. Esp. 1866, p. 311). Ele recusava tanto remuneração quanto agradecimentos:

“…Querem agradecer e ele responde, muito militarmente, que nada têm que agradecer e põe os clientes para fora…”

Ele usava uma farda vermelha e servia na banda de música militar (Rev. Esp. 1866, p. 347).

Esses são alguns dos trechos sobre ele publicados na Revista Espírita em 1866, no artigo intitulado “O Zuavo Curador do Campo de Châlons”.

Zuavo (zouave, em francês) é o nome dado a certos regimentos de infantaria do exército francês a partir da década de 1830. Originários da Argélia, esses regimentos serviram na maioria das campanhas militares do exército francês entre 1830 e 1862.

Zuavo Jacob, quando encarnado, conheceu Allan Kardec pessoalmente.

CURIOSIDADE

Uma curiosidade interessante ocorreu na Associação Espírita Jacob durante uma diligência policial. Ao fiscalizar as dependências da instituição, o agente policial estava acompanhado de um repórter fotográfico, que tirou fotografias de todos os participantes da sessão espírita que estava em andamento.

Ao revelar o filme, o repórter ficou surpreso ao ver a imagem de uma personalidade que ele tinha certeza absoluta de não estar presente no evento.

Levando a fotografia de volta à instituição, o repórter descobriu que a imagem registrava a fisionomia da entidade espiritual dirigente da Casa sobre o corpo e os trajes femininos da médium Georgina, que estava incorporando Jacob no momento em que a fotografia foi tirada, durante a referida sessão.

A Casa

A Associação Espírita Jacob, fundada em 26 de julho de 1923, celebra 100 anos de existência.

Durante esse período, a associação teve sua sede em 12 endereços diferentes, abrangendo os bairros do Brás,
Moóca, Belém e Vila Maria, até finalmente se estabelecer no Tatuapé em 1956, onde permanece até os dias atuais.

O espaço oferece um salão principal para palestras, bem como um salão nos fundos dedicado a tratamentos.
Além disso, no andar superior, encontram-se o bazar, reuniões da mocidade e a Evangelização infantil.

Para atender às necessidades dos frequentadores, há também uma cantina no local,
perfeita para aquela hora em que bate aquela fominha.